O “cratês” de vento em popa

Estou seguro que o cratês vai fazer escola, do mesmo modo que o fogo se propaga em ramo seco, por duas razões:

1º porque o modelo de melhoria da qualidade educativa centrado nos aspectos organizacionais adoptado pelo anterior governo foi improfícuo e a ruptura com o passado suscita uma alteração de modelo – cuja centralidade são os resultados escolares;

2º porque há uma carência generalizada de reconhecimento profissional após um longo calvário de ostracização política e é humano, é compreensível, que o professorado adira à oratória da dignificação da função docente pela via do pretenso aumento do rigor. A ideia que passa é que agora é que a coisa vai ser a sério e que já podemos ser levados a sério… O desejo de mudança é tão forte e foi tão reprimido, que basta um enunciado de intenções e de ideias soltas reveladas em tertúlias, descomprometidas com um programa de governação, para que se reacenda a chama.

E quem sou eu para refrear os ânimos?…

11 thoughts on “O “cratês” de vento em popa

  1. E, sim, para quê refrear os ânimos? 🙂 Haverá algum motivo objectivo e já consubstanciado em “letra de forma” para se andar por aqui acabrunhado? Isto é como os benfiquistas andarem eufóricos com a contratação do Artur… na esperança que deixe de haver “frango à Roberto”! Mas toda a gente sabe bem que um “frango” qualquer um dá… :):)

    Gostar

      1. Olha… eu cá, só de ter deixado de respirar o ar fétido do socratismo… ufffff… até se fosse o Rato Mickey nomeado como ME.. andaria bem-disposto! 🙂

        Gostar

  2. Antes o Cratês que a cretinice e a infantilização das Pessoas!
    Estou farta da falta de respeito e da arrogância dos que opinam sobre Educação sem saber do que falam!

    Gostar

  3. “…porque há uma carência generalizada de reconhecimento profissional após um longo calvário de ostracização política e é humano, é compreensível, que o professorado adira à oratória da dignificação da função docente pela via do pretenso aumento do rigor”

    Concordo com esta análise.

    No entanto, prefiro não chamar esta onda de “cratês”.

    Provoca “ruído”, creio.

    Gostar

  4. “Estou farta da falta de respeito e da arrogância dos que opinam sobre Educação sem saber do que falam!” Eu também estou farta disso, mas é por isso mesmo que estou farta de Nuno Crato – da sua aflitiva ignorância sobre Educação (ao que acresce a sua cabeça ultra-retrógada sobre ensino-aprendizagem)

    Gostar

Deixe um comentário