Encontro uma analogia no estilo entre a proposta de revisão da constituição apresentada por PPCoelho e a ideia peregrina de acabar com as retenções que foi ateada pela ministra da educação. A inoportunidade das duas propostas não é ingénua, como alguma opinião crítica quis fazer crer. Ela faz parte de uma estratégia política que procura marcar uma agenda, mostrar serviço, lançar o foguetório só para lembrar à populaça que há festa na aldeia. Como é evidente, os promotores das iniciativas pressagiavam não só as resistências como o estardalhaço gerado, assim como tinham consciência do seu grau de inexequibilidade. O PSD não pode alterar nada na constituição sem o consentimento do PS e a ministra da educação sabe muito bem que tem um espaço político exíguo para implementar mudanças no sistema educativo.
Tudo o que se disse e escreveu sobre as matérias em apreço teve apenas o mérito de suscitar a exorcização de alguns fantasmas ideológicos e, reconheçamos, até permitiu alimentar boas conversas de “silly season”.
É por isso que sinto uma espécie de formigueiro quando leio ou ouço dizer que os autores das propostas recuaram com o rabo entre as pernas logo que soaram as trombetas da contestação. É que só cai no engodo quem quer ou quem não pode dar-se ao luxo de perder clientela. Pensava eu que escrever mais do que meia dúzia de parágrafos sobre o assunto seria suficiente para colocar os pontos nos iis e dizer que o rei vai nu. Certo? Errado!
Balha-me Deus!
Miguel,
no fundo, tanto PPC como IA quiseram fazer a respectiva prova de vida. Há quem lhes tenha dado um atestado simples e quem prefira fazer um longo relatório, dissertando sobre a vida deles desde o berço.
Uma questão de opções na utilização do tempo. 🙂
GostarGostar
Miguel e Francisco, vocês são uns génios…
O que dizer então das conferências de imprensa (às moscas) da Fenprof para encobrir que perderam em todas as frentes pós-acordo?
Ou será que os meus caros, doutos e sempre esclarecidos colegas não escrevem porque concordam com Isabel Alçada?
GostarGostar
Será que?!!!
A cada vez menor “blogosfera docente” está a despertar “interesses hegemónicos” em alguns que se sentem incomodados pela concorrência do Miguel?!
GostarGostar
Não me parece mesmo que o Miguel queira ser concorrência de ningúém.
Parece-me que o Miguel está na berlinda, como tudo o que mexe na dita bolgosfera docente (ou mista 🙂 ) em virtude das posições assumidas.
Tudo o que mexe nessa linha, leva.
Duma forma que, por trás da capa e do discurso repetido da independência – que sei ser verídico – se tornar numa birra pirosa, em discussão ordinária de putos pequenos.
A que alguns fofinhos, provavelmente com ambições a miguéis sousa tavares ou a rangéis da blogo, alimentam, de ambos os lados.
Ou seja, mesmo quem não é da Fenprof tem o direito a pensar e dizer o que pensa, obviamente. Fazê-lo todos os dias, sempre sob o mesmo ponto de vista, já me parece um pouco infantil.
Mas atacar cegamente e ordinariamente mal tal acontece, parece-me baixeza. E não da banheira. 😉
Always the sun…
Abraço, Miguel. 😀
GostarGostar
http://topodacarreira.wordpress.com/2010/08/04/cefs-comunicado-de-imprensa-da-fenprof/
Não sei se já conheces…
GostarGostar
Não conhecia o comunicado da Fenprof mas já tinha lido o diploma. É apenas mais uma valtice… nada de novo, mariazeca 8)
GostarGostar
Caríssimos: O Verão, as férias, o dolce far niente, é um período que pode causar algum stress… 😉 abraços para todos.
GostarGostar
Mariazeca,
O que seria de nós se tu não viesses, com o paternalismo (maternalismo soa mal) habitual, meter os putos na ordem?
Quanto a pirosadas, certamente não queres que eu elabore sobre o assunto, pois não?
GostarGostar
Se o assunto te for caro e estiveres com intenções introspectivas, e suando um pouco de fel, aproveita.
Mas o Miguel não tem culpa, se queres bater, não o metas nesta. Combinamos hora, local, armas…
Aliás, penso que apesar do calor percebes a quem foi a resposta, e não foi a ti.
Apesar do verão, não estou loira de todo, conheço-te, e não me apetece servor de alambique.
Boas férias, Paulo.
Abraço, Miguel, and sorry… 😉
GostarGostar