Indisciplina e as alvíssaras.

A indisciplina é um conceito com carácter polissémico que encerra uma grande diversidade de fenómenos. As notícias que dão conta da violência física exercida sobre os professores ou sobre a sua propriedade e os resultados dos relatórios que indiciam o aumento de queixas de professores às autoridades revelam um dado inquestionável: o empobrecimento das relações professor-aluno.

A minha prática profissional, situada, corrobora os resultados oficiais o que me obriga a buscar as soluções mais adequadas para os problemas da indisciplina, apesar de saber que não há respostas-tipo nem receitas para lidar com estes problemas. Os resultados da investigação sobre a indisciplina apontam para a importância da prevenção e a fraca eficácia dos processos correctivos. A intervenção eficaz sobre estes problemas requer que a prevenção se articule com o quadro de referências oferecido pela própria escola: a cooperação e as práticas colaborativas são dois pilares na prevenção da indisciplina.

Atendendo ao risco da degradação das relações entre pares suscitada pelas vicissitudes das lutas sócio-profissionais, dão-se alvíssaras a quem descobrir onde se encontra o “interruptor” que reactiva o trabalho de colaboração!

1 thoughts on “Indisciplina e as alvíssaras.

  1. A tragédia tem como aspecto essencial uma marcha sem retorno, que toda a gente está a ver e ninguém consegue parar. Essa marcha começa num momento próprio: o momento da perda da inocência.
    Depois do que já se passou, não vai haver interruptor que reative seja o que for. E esse foi o grande terramoto provocado por este Ministério da Educação. Não sei sequer se eles têm a noção do que destruiram.

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