O neoconservador Nuno Crato

Nuno Crato desejou fazer “implodir” o MEC. Houve quem conotasse esta pretensão com um impulso neoliberal de emagrecimento do Estado com a consequente transferência de mais autonomia para as escolas situadas.

Puro engano!

Nuno Crato é o arquétipo de um político neoconservador que deseja um Estado forte. E os seus impulsos neoconservadores revelam-se em coisas como:

O controlo sobre o saber legítimo, que a recente revisão curricular reduziu a duas ou três disciplinas putativamente nucleares;

A definição de metas de aprendizagem que não conseguem disfarçar o “policiamento” do trabalho dos professores cada vez mais padronizado e racionalizado, baseado numa profunda falta de confiança da tutela nas competências dos professores;

A proliferação de testes intermédios e de exames nacionais que visa, em última instância, providenciar não só o conteúdo legítimo a ser ensinado como os métodos legítimos (métodos de ensino centrados mais nos resultados e menos nos processos de aprendizagem);

A alteração das regras de organização do ano letivo que prossegue o objetivo de intensificar o trabalho dos professores (diminuindo em 110 minutos o tempo de trabalho individual semanal).

Quais as consequências desta deriva neoconservadora?

O empobrecimento da escola pública e a degradação do estatuto social do professor!

Anúncios

2 thoughts on “O neoconservador Nuno Crato

  1. Fernanda 26/09/2012 às 11:00 Reply

    Desculpa, Miguel fugir um pouco ao texto interessante que publicas, mas não resisto:

    A MLR trouxe-nos os mais ‘xalentes e os prémios dos mais ‘xalentes de todos; a Isabel Alçada,via alunos, trouxe-nos o treinar o músculo- o cérebro-com exercício, trabalho, boa alimentação e ir para a cama cedo; Nuno Cratodiz que exercemos a profissão má’linda do mundo.

    E eu, a ficar narcísica, olho-me no espelho e sai-me esta: ” Meu Deus, tu criaste profissões lindas, mas com a minha abusaste!”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: