A propósito do erro crato de retirar tempo à Educação Física…

… divulgo um testemunho interessante que foi retirado do blogue do professor José Soares.

Um mail de um ex-aluno meu sobre as questão das horas de EF.

do José Soares de José Soares

Este mail foi-me enviado por um ex-aluno aquando da publicação do meu vídeo sobre a redução de horas de EF. Pedi autorização para o publicar na íntegra e aqui está uma reflexão muitíisimo interessante.

Caro Prof. José Soares,
O meu nome e Ricardo Furriel e foi com muito agrado que escutei o seu vídeo acerca da Educação Física nas escolas.
Eu acabei a minha licenciatura na FCDEF (agora FADEUP) em 2002 e estou desde 2003 em Nova Iorque a dar aulas de Educação Física.
Depois de ver o vídeo, o que me chamou mais a atenção foi a parte do seu encontro com a Secretaria de Estado. Deu para entender que ela estaria super interessada e motivada para fortalecer a ideia de saúde e bem estar nas escolas publicas. Mas os problemas parecem sempre começar a partir dai: as ideias e vontade criam-se, mas não há um plano e implementação dessas mesmas ideias.
Eu fiz Erasmus em Roma no meu 4o ano do curso (2000/01) e em 2001/02 estagiei na Escola António Sérgio em Gaia. Já nessa altura se falava em investir mais no desporto escolar, proporcionar horas extras a docentes e alunos, alertar para a necessidade de maior foco na saúde e bem-estar etc… Tudo boas ideias, mas que sem apoios (financeiros, logisiticos e admnistrativos) essas ideais acabam sempre por acabar no esquecimento.
10 anos volvidos e o cenário não me parece que esteja a mudar. Os meus colegas, alem de não saberem se tem emprego ou não, alguns deles com família, contam-me historias que eu costumava ouvir na António Sérgio… ou pior! Ou seja… o que aconteceu nos últimos 10 anos?
Para lhe fornecer uma ideia mais clara daquilo que eu estou a falar: eu trabalho numa escola publica, high school (o equivalente ao nosso ensino secundário), com alunos do 9o ao 12o ano (aqui são quatro anos ao contrario de 3 em Portugal).  Todos os alunos tem que completar 7 semestres de Educação Física e um semestre de Saúde para lhes ser atribuído o diploma. Todos os alunos tem Educação Física todos os dias durante 48 minutos. Na minha escola, as instalações incluem 1 piscina olímpica (reabriu este ano), 2 ginásios de musculação, 1 sala de spinning, 2 salas de dança, 1 sala de yoga, 1 sala de wrestling, 1 pavilhão de voleibol, 1 pavilhão de basket, 1 campo de futebol / futebol americano / basebol com pista de atletismo e 4 campos de ténis.
Antes de continuar, eu estou a par da realidade e sei que não e possível comparar com Portugal. Mesmo aqui em NYC há muito poucas escolas que tem estas instalações. Mas todos os anos a minha Principal (equivalente a Presidente do CD) põe uma determinada parte do orçamento para o desporto. E não e opção, ela tem mesmo que fazer isso. E porque? Porque da um bom nome a escola e atrai estudantes e pais. E quantos mais estudantes concorrerem a escola, melhor publicidade a escola tem. E o ciclo continua.
Outra das coisas que e fulcral em Nova Iorque e o desporto escolar. Os clubes são extra quando falamos em atletas. A minha escola tem 22 equipas e um total de 400 atletas. Os vários desportos são praticados 3/4 meses por ano e e normal um atleta que joga futebol de Setembro a Novembro faca parte da equipa de Atletismo Indoor de Dezembro a Fevereiro e Outdoor de Marco a Junho. Isto só para dar um exemplo. As universidades americanas recrutam 99% dos seus atletas nas escolas secundarias. Todo este processo ajuda os atletas, pais, professores e administradores a perceberem e a respeitarem o que e desporto, o que e Educação Física e o quão importante e a saude e o bem estar para o seu dia a dia.
Claro que depois de saírem da escola tem um McDonalds e um Burger King a cada canto, mas pelo menos há vontade e realmente investimento no que concerne a Educação Física. Eu como professor de Educação Física sinto-me obrigado a informar todos os meus alunos da importância de uma boa alimentação, sono, exercício etc para melhorar o seu bem estar. E a razão maior e porque os meus superiores me dão incentivo para tal.
O ponto a que queria chegar: se só houver vontade por parte de quem manda, ira ser complicado. O mercado da Educação Física nas escolas em Portugal esta saturadissimo. Os professores “novos” com vontade, disponibilidade e crença em melhorar o “sistema” não tem lugar. Com os cortes orçamentais que se vem nos jornais todos os dias não me parece que a situação vá mudar a curto prazo.
Infelizmente para a educação física nas escolas.

Um abraço,
Ricardo Furriel

5 thoughts on “A propósito do erro crato de retirar tempo à Educação Física…

  1. Cristina Ribas 07/06/2012 às 22:01 Reply

    Infelizmente para a educação de uma maneira geral porque é aí que nasce o problema, na filosofia (que não existe) da educação…

  2. cesar 08/06/2012 às 16:51 Reply

    la se vai o argumento da obesidade das criançar portuguesas ir aumentar mais com a reduçao da carga horaria. os states com estas condiçoes todas para o exercico fisico e tem dos maiores indeices de obesidade.

    • Miguel Pinto 08/06/2012 às 17:09 Reply

      Bem pelo contrário, cesar. Apesar do efeito positivo da atividade física, as crianças americanas são das mais obesas. Se há algo que merece reflexão não é o efeito da atividade física associada à saúde, porque não faltam evidências científicas que nos dispensam esse trabalho. O problema deve ser outro.. sabendo que o problema é multifatorial, além de ser necessário questionar o teor dos programas de atividade física, devem ser questionados os programas de intervenção sobre a família.

  3. cesar 08/06/2012 às 22:57 Reply

    nao deixo de concordar com o miguel, mas o argumento nao deve ser so esse. aconselho a leitura de um artigo do prof Vasconcelos Raposo que ainda ai na net. concordo e mt com o que ele diz.

    • Miguel Pinto 08/06/2012 às 23:25 Reply

      Tens razão, cesar (creio que não te importas que te tuteie). Vou repescar o que escrevi sobre este assunto aqui no meu cantinho em outubro de 2004, não me desviando do pensamento de Olímpio Bento:
      A legitimação escolar da disciplina de Educação Física passa por explicitar a sua incumbência educativa e, como tal, há que recorrer a um conjunto de perspectivas, nomeadamente:

      Uma fundamentação antropológica que acentue a relevância do domínio motor e corporal para um conceito integral de educação na escola;
      O significado do desporto na vida social e individual, justificando plenamente a necessidade de preparar as crianças e jovens para intervirem neste sector;
      Acentuação das potencialidades específicas que o desporto encerra para corresponder às necessidades de formação, educação, desenvolvimento da identidade e autoconceito dos adolescentes.
      Decorre a partir destas considerações, que o argumento central a favor da presença da Educação Física e do desporto dentro do conjunto das disciplinas escolares é o facto de ser a única disciplina que visa preferencialmente a corporalidade.

      Podem ser enunciados outros argumentos que justificam as vantagens da sua presença ou as desvantagens da sua ausência na escola, nomeadamente:

      A compensação dos aspectos negativos inerentes às outras disciplinas e à organização escolar;
      A necessidade de aprender desporto na escola para poder participar fora dela;
      O desenvolvimento da personalidade e da capacidade de rendimento geral, da saúde e do bem-estar;
      A aquisição de valores do fair-play, do respeito, da consideração e da tolerância;
      A formação de um estilo de vida que desempenhe uma função relevante, no âmbito de uma estratégia de prevenção de comportamentos desviantes.
      Os argumentos poderão ser estes. Nenhuma escola do futuro pode desprezar a pessoa que é o aluno. E uma escola agride o aluno se não cuidar da sua corporalidade.

      Certo?
      Abraço.

      ____________
      Se as questões da EF te interessam, sugiro que passes pelo blogue que partilhei durante alguns meses com alguns colegas de grupo. Está aqui: http://desportoemcontraste.blogspot.pt/

Deixe uma Resposta

