Revisitando a agenda da blogosfera docente

Dois assuntos marcaram a agenda semanal de uma boa parte da blogosfera docente:

1. O assunto sério, porque é determinante para o nosso futuro coletivo, foi a discussão do orçamento de estado para 2012 que configura opções de política educativa, a meu ver muito discutíveis porque são perniciosas ao desenvolvimento cultural dos portugueses;

2 . Um tema encomendado pela revista Sábado que procurou fazer evidenciar, de forma preconceituosa, digo eu, a ignorância dos alunos do ensino superior, na linha de uma imprensa de fait diverts que luta pela sobrevivência no combate à evasão de leitores.

Quanto à discussão do orçamento de estado e à presença do ministro da educação no parlamento, foi evidente que Nuno Crato não tem peso político neste governo (aliás, ele próprio reconheceu a sua incompetência parlamentar durante o debate) e que as opções de política educativa são determinadas inteiramente pelo diretório do ministério das finanças, com menosprezo dos seus efeitos a médio e longo prazo.

Na educação, tal como nas restantes áreas sociais do Estado, os cortes orçamentais não são confinados pelo problema da dívida soberana. Seguem uma linha de orientação ideológica que visa depauperar estes serviços, tornando-os irrelevantes, logo, dispensáveis, para serem oferecidos mais tarde a grupos de interesse privados onde as lógicas de negócio são incompatíveis com os princípios de equidade e de coesão social.

Para terminar a revista da agenda da blogosfera, não posso deixar de me antecipar ao assunto que vai marcar a próxima semana com um dos cartazes mais felizes que alguma vez foi produzido para uma Greve Geral. Foi no blogue do Luís Costa que o vi pela primeira vez… (e já agora, ouçam por lá a música do Zeca).

Anúncios

2 thoughts on “Revisitando a agenda da blogosfera docente

  1. Pexim 19/11/2011 às 12:51 Reply

    Miguel, sobre a “ignorância dos alunos do ensino superior”, este post: http://arrastao.org/2402533.html, do Miguel Cardina, no Arrastão, é esclarecedor sobre o jornalismo que temos.
    Greve Geral vou fazer!

  2. Luís Costa 19/11/2011 às 18:21 Reply

    Obrigado pela partilha, Miguel!
    Abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: