Greve geral – reação de protofascistas encobertos pela crise

A um mês da realização de uma greve geral vou, telegraficamente e sem rodeios, ao cerne de duas questões que emergem da conjuntura política:

1. Qual o sentido da realização de uma greve geral?

2. Quais os ganhos e perdas de uma greve geral?

A resposta à primeira questão remete-nos para a conceptualização da democracia; para o significado de cidadania participada ou democracia participada; para a expressão mais simbólica de liberdade de um sistema democrático. Negar o sentido da realização de uma greve geral é negar a democracia e a liberdade. Creio que ninguém, a não ser algum protofascista (uma versão pós moderna de um fascista), ousará insurgir-se contra a realização de uma greve geral sob o pretexto da sua inoportunidade face ao momento de crise das finanças públicas.

Parte da resposta à segunda questão está ligada à primeira porque considero que a expressão da liberdade de indignação, de protesto e de pressão sobre o poder Executivo são direitos inalienáveis. Em primeiro lugar, ganha a democracia e as suas instituições. Em segundo lugar, ganham os cidadãos, que carecem de instrumentos catárticos de massas que mitiguem ações violentas sobre pessoas e bens patrimoniais face ao sentimento percecionado de injustiça.

Há também perdas a considerar: Perdas económicas diretas nos setores de atividade mais afetados pela adesão dos trabalhadores e perdas económicas indiretas pela entropia nos serviços do estado e pela dificuldade de mobilidade de pessoas e bens.

Há, pelo menos, dois argumentos que irão ser propagados pelos defensores das medidas iníquas que suscitam a greve geral para dissuadir os trabalhadores: Por um lado, recorrerão à quimérica deterioração da imagem do país porque uma greve geral evocará sempre o problema grego; Por outro lado, a greve geral agravará a dívida e, consequentemente, as medidas de austeridade, que terão de ser ainda mais duras para compensar as perdas dela resultantes.

Argumentos frágeis e falaciosos como facilmente se depreende!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: