“Cadê” o “modelito”?

A FNE justifica porque acordou com o MEC. Proliferam os comentários sobre as justificações da FNE mas falta o essencial: onde está o documento final? E depois, como nos ensina a experiência, as excepções, quando se transformam em regra, alteram o sentido do acordado e, claro, as respectivas conclusões.

Vejamos um pequeno exemplo:

Diz a FNE que há “a garantia ainda de que os avaliadores pertencem a escalões superiores ao do avaliado, pertencem ao mesmo grupo de recrutamento e têm formação para a supervisão pedagógica.” Já antes havia essa garantia. Depois vieram as excepções que permitiram tudo, designadamente, professores de outros grupos de recrutamento a mandar bitaites sobre o desempenho de colegas de outras áreas disciplinares; Professores com menos tempo de serviço avaliaram os seus colegas mais antigos na carreira.

Há garantias de que as excepções conservam o espírito da regra?

Ou será o mesmo regabofe?…

Anúncios

2 thoughts on ““Cadê” o “modelito”?

  1. fartodestasbrincadeiras 10/09/2011 às 13:47 Reply

    Pois… Miguel… é o meu caso. Estou a ser avaliado por um “colega coordenador” do 4.º escalão, sem qualquer formação especializada, e de grupo disciplinar diferente do meu. Eu estou no 8.º escalão, com mestrado em educação, e frequento actualmente o 2.º ano de um programa de doutoramento na minha área científica de formação.
    É a vida e as excepções… no mesmo departamento existe uma colega do 9.º escalão com formação especializada (pós-graduação) em administração e gestão escolar. Mas… o “colega coordenador” tem formação especializada em… E o “preferencialmente” deu para tudo!

  2. fartodestasbrincadeiras 10/09/2011 às 13:49 Reply

    E os modelitos vão aparecendo como cogumelos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: