Estratégia para o amolecimento sindical…

… ou uma forma distinta de dizer: baixem as calças!

Hoje é o segundo dia das rondas negociais em torno do “modelito” de ADD apresentado pelo MEC. Ao contrário do que se poderia pensar, e pelo que me é dado observar na blogosfera, não é só o “modelito” que está em discussão. É também a adesão dos sindicatos ao grande esforço que o governo está a fazer para cumprir os compromissos relativos à dívida soberana.

Porém, esta linha discursiva não é nova. Já Sócrates experimentara, com a colaboração da comunicação social amigável e da blogosfera “fofinha” (permitam-me a usurpação desta expressão do novo “cratês”), a diabolização da dívida para prolongar a sua agonia governativa e levar as oposições a condescender. Seria paradoxal que agora o PSD viesse recuperar essa retórica para angariar apoios em qualquer negociação com os parceiros sociais. Como ainda há alguma decência na política, é pouco provável que a posição oficial vá nesse sentido, mas há sempre quem se disponha a fazê-lo em nome do PSD, por voluntarismo ideológico ou por mera conveniência de interesses. Haverá sempre quem se disponha a terraplanar o terreno para a opinião pública menos informada ou mais alheada do que está verdadeiramente em jogo.

As lógicas tayloristas na educação perpassam todo o quadro normativo. E já se percebeu que o ministro Nuno Crato não tem força política dentro do governo para romper com essas lógicas, mesmo que delas discordasse.

Anúncios

2 thoughts on “Estratégia para o amolecimento sindical…

  1. pedro 23/08/2011 às 12:13 Reply

    Li, aqui há uns dias, com alguma incredulidade, uma tentativa de proceder a essa tal terraplanagem num blogue bastante lido. Mas dali não vem grande perigo – a coisa é feita de uma maneira tão grosseira e desesperada que se desacredita a si mesma.

    E, claro, não é desta que temos um ministro com ideias claras sobre aquilo que quer (e não apenas ideias vagas sobre aquilo que não quer ou não gosta). E é por isso que vai governar ao sabor da comunicação social, sindicatos, políticos, etc., etc.

  2. Henrique Santos 23/08/2011 às 15:24 Reply

    “mesmo que discordasse”, o que não é o caso pois NC é feito da mesma massa política que o resto do governo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: