Paradoxal

Um modelo de ADD claramente orientado para reduzir a despesa com salários deixa de fora aqueles que mais auferem. Além de incongruente é injusto!

Anúncios

11 thoughts on “Paradoxal

  1. fjsantos 13/08/2011 às 15:03 Reply

    A palavra de ordem foi imposta pela troika e reforçada pelo independente neoliberal das finanças: POUPAR.
    E a primeira poupança a fazer é na bolsa de avaliadores externos: http://fjsantos.wordpress.com/2011/08/13/as-poupancas-sugeridas-pela-proposta-cratica-de-add/

  2. Fernanda 14/08/2011 às 02:35 Reply

    Se analisarmos a coisa tendo em vista a redução/contenção de custos presentes e futuros e uma ainda maior pulverização de uma qualquer unidade da classe docente, até que é bastante congruente. Ou estou a ver mal tudo isto?

  3. Miguel Pinto 14/08/2011 às 02:55 Reply

    Não me parece, Fernanda. Um modelo que utiliza as quotas para limitar a progressão na carreira e facilita a progressão daqueles que mais auferem (8º e 9º escalões) é um modelo incongruente. Mas é bem provável que o problema esteja na minha lente 😉

  4. Fernanda 14/08/2011 às 04:29 Reply

    Creio que esta proposta de avaliação de desempenho de professores tem por objectivo único não facilitar progressões de ninguém.

    É um jogo viciado e que mantém a confusão entre avaliação e progressão, confundindo duas realidades que não me parece que tenham de andar ligadas.

    • Confúcio 14/08/2011 às 11:01 Reply

      Nunca deveriam andar juntas, de facto até porque pertencem a universos diferentes. Mas a proposta que aí está faz vingar e acentua até o carácter de controlo da avaliação e deixa de lado qualquer perspectiva de valorização e reconhecimento profissional. Quem olhar de fora verá neste modelo uma versão contextualizada do SIADAP! A retirada da “dimensão social, profissional e ética”, artº 4º, não é um descuido ou uma simplificação, antes parece uma decisão intencional rumo ao funcionalismo mais básico da profissão docente. Andamos preocupados com muitas coisas igualmente importantes, mas esquecemos estes sinais que são verdadeiramente determinantes porque basilares.

  5. Fernanda 14/08/2011 às 14:48 Reply

    Um bom contributo, Confúcio.

    Realmente, a eliminação deste item tem muito que se lhe diga.

  6. Rui Ferreira 14/08/2011 às 23:09 Reply

    Eu continuo a dizer o mesmo, se a base está na minimização de custos a ADD pode ser bem mais leve e bem mais profícua.
    Pelo que se vai ouvindo e lendo parece que nem é esse o requisito.

  7. Miguel Pinto 15/08/2011 às 00:58 Reply

    Com todos os problemas que um sorteio pode comportar,o critério para a progressão na carreira seria claro. E a avaliação ficaria reservada ao desenvolvimento profissional e, claro, seria exclusivamente formativa, como venho defendendo há algum tempo.

    • Confúcio 15/08/2011 às 10:55 Reply

      Sim, concordo quase em absoluto. Mas não podemos esquecer “quem” nos paga e seria “lírico” imaginar um sistema de avaliação que se escuse a uma perspectiva de prestação de contas. O erro está no desenho de um sistema com a prevalência/exclusividade desta perspectiva e o esquecimento absoluto da primeira que se espelha e espalha nesta proposta. Um bom sistema de avaliação de docentes marcada pela preocupação do desenvolvimento profissional pode ser em si, e por si, um bom sistema de prestação de contas (com os tais impactes na progressão). Tal não “interessa” e não apenas porque é caro.

      • Miguel Pinto 15/08/2011 às 12:05 Reply

        “Tal não “interessa” e não apenas porque é caro.” Tal não interessa porque é “necessário” funcionalizar o professor para o poder controlar e controlar o processo de produção de saberes. Ou não estivéssemos a falar de um processo Taylorista mais ou menos mascarado…

        • Confúcio 15/08/2011 às 12:54 Reply

          Claro!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: