Um novo embrulho para a ADD

Os princípios gerais de proposta de novo Modelo de Avaliação de Desempenho Docente podem ser lidos aqui, no blogue do Paulo Guinote.

Não se trata de um novo modelo. Direi que se trata do refinamento do modelo actual, expurgando-se as pífias incompatibilidades intra-muros, embora se preserve a mesma lógica e, tudo leva a crer, o mesmo quadro de referência. Pelo que me é dado observar, a existir uma mudança radical no novo modelo, ela só se verificou ao nível do discurso do ministro. Dos princípios gerais enunciados só o nº4 e o nº5 me suscitam algumas reservas e a questão das quotas ficou por esclarecer.

4.º Princípio. HIERARQUIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO com REFERÊNCIA EXTERNA, a fim de eliminar conflitos de interesses entre avaliadores e avaliados. Os avaliadores terão de pertencer a um escalão mais avançado que os dos respectivos avaliados. As aulas observadas serão efectuadas por professores do mesmo grupo disciplinar, mas exteriores à escola do professor avaliado.

O requisito do avaliador pertencer a um escalão superior ao do avaliado terá de ser complementado com a formalidade da habilitação académica do avaliador, que nunca poderá ser inferior à do avaliado.

5.º Princípio. VALORIZAÇÃO DAS COMPONENTES CIENTÍFICA E PEDAGÓGICA em sala de aula, tendo em vista a melhoria dos resultados escolares.

Prevejo a regeneração do debate em torno dos padrões de desempenho.

Anúncios

5 thoughts on “Um novo embrulho para a ADD

  1. Fernanda 29/07/2011 às 18:56 Reply

    Uma dúvida sincera:

    Considera que um mestrado em “A literatura feminista nos EUA e no RU” ou “A Waste Land de TS Eliot”, significa que se ensina mais e melhor Inglês nos 5º, 6º,…12º anos?

    Cito estes dois casos particulares, como poderia citar outros casos de mestrados e doutoramentos sobre assuntos específicos de outras áreas do conhecimento.

  2. Miguel Pinto 29/07/2011 às 19:07 Reply

    Não considero, Fernanda. Assim como não considero que um professor de um escalão superior ensine melhor que outro professor de um escalão inferior. Limitei-me a seguir a lógica do enunciado do 4º princípio. Relembro que sou um defensor de uma avaliação exclusivamente formativa porque é a única capaz de suscitar o desenvolvimento profissional.

    • Confúcio 29/07/2011 às 19:35 Reply

      Concordo com esta opinião no ponto em que a liga ao desenvolvimento profissional. Contudo, deve haver modos de operar uma perspectiva externa sobre a escola e as suas práticas para a descentrar do seu umbigo e a colocar sob referências de qualidade e de inovação. Mas concordo que o lugar central deve estar no desenvolvimento profissional porque é aí que está (ou não) a qualidade do trabalho e a afirmação da profissão docente. O que por aí mais se vê é o apelo de professores a uma avaliação de controlo administrativo sobre os professores.
      Estas linhas que agora se publicam sobre a nova ADD não se divorciam do passado naquilo que de essencial o modelo kafkiano possuía.

  3. Fernanda 29/07/2011 às 19:16 Reply

    A lógica do 4º princípio é, essencialmente, uma lógica do aproveitamento de horas de trabalho não lectivo.

    Estou de acordo consigo em tudo o que menciona.

  4. angela 01/08/2011 às 10:10 Reply

    Não sou professor mas ainda assim permitam que opine neste espaço. Fiquei perplexa ao ouvir o senhor ministro defender que talvez os professores do último escalão, e por isto mesmo, não serão avaliados.
    E eu que pensava que a avaliação tinha o objectivo de aferir a qualidade do ensino e aprendizagem fiquei, nem sei bem dizer como, quando descobri que a avaliação no ministério da educação, tinha apenas como ojectivo a progressão na carreira. Chegados ao topo, vale tudo… ou nada. Para o ministério tanto se lhe dá como se lhe deu a qualidade do ensino/aprendizagem. E esta heim!?…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: