Nos confins do mérito

Por uma questão de honestidade intelectual, apesar de poder parecer pouco sincero face ao que tenho escrito sobre esta matéria nos últimos tempos, faço um esforço para relevar aspectos que considero positivos no programa do PSD, nas declarações do 1º ministro e, quando as houver, nas declarações do ministro da educação.

Já expressei um juízo global sobre o programa do PSD para a educação. Disse e reafirmo que o programa do PSD para a educação é uma continuidade das políticas do PS em tudo o que tem que ver com a(s): racionalização da rede de oferta de ensino (mega-agrupamentos); promoção de uma cultura de avaliação a todos os níveis do sistema de ensino (buscando a inspiração em MLRodrigues), promessa de estabilidade e dignificação da profissão docente; principais medidas que (atentem à pompa) visam promover a cultura de transparência orientada para resultados (o anterior executivo estabeleceu as metas nacionais do sistema educativo a atingir até 2015, agora são estabelecidas metas para a redução do abandono escolar); a reestruturação do Programa Novas Oportunidades.

Para quem desejava a implosão do ME (claro que todos percebemos o sentido figurado da afirmação), o aumento dos exames nacionais e a prova de avaliação de conhecimentos de acesso à profissão são minudências que pouco ou nada beliscam o monstro que foi desenhado nos discursos de pré-campanha eleitoral.

Como iremos ter muito tempo para esmiuçar cada uma dessas medidas, quando virem a luz do dia, aproveito para me regozijar com uma afirmação de Pedro Passos Coelho logo depois de se estender ao comprido com a questão da não suspensão da ADD.

Diz PPCoelho acerca da ADD que «saberemos distinguir entre o que tem em vista a progressão na carreira e aquilo que é a avaliação e melhoria de desempenho nas escolas».

Desligar a ADD da progressão da carreira é a chave de qualquer modelo de avaliação de desempenho cujo objectivo principal vise o desenvolvimento profissional dos professores. Se PPCoelho está ciente do que disse, não sei. Sei que ao dizê-lo PPCoelho tocou a primeira nota do lamiré do mérito 😉

Anúncios

3 thoughts on “Nos confins do mérito

  1. Confúcio 01/07/2011 às 00:30 Reply

    Bom reparo. Reparei que esse fora o discurso do PSD aquando da famosa suspensão da ADD no término da legislatura anterior. Separar a avaliação do desempenho da avaliação do mérito é, de facto, a chave de uma boa add, a condição para opracionalizar e pôr em prática a componente formativa da componente sumativa. Se repararmos o esquema estava em potência na avaliação do Estatuto de 98 só que não foi explorado nem regulado convenientemente. Penso que por poder ser bem mais caro.
    Vamos ver se os constrangimentos financeiros do momento não impõem uma má solução como a que o cds tem engatilhada.

    • Confúcio 01/07/2011 às 00:47 Reply

      … por em prática a componente formativa separando-a da componente sumativa…

  2. IC 01/07/2011 às 03:36 Reply

    É natural que a ‘blogosfera docente’ se debruce principalmente (bem ou mal) sobre o porgrama para a Educação do novo governo. Também eu não sairia da questão da Educação no meu cantinho. Mas, enquanto a Educação era o alvo primordial da minha atenção, quer pelo amor que lhe tive, quer por ser fundamental para o futuro do país, neste momento a minha atenção vai para o programa global do novo governo, quer pela mesma preocupação com o rumo do país, quer porque o futuro da Escola Pública e da igualdade de oportunidades de acesso a uma formação e a um ensino de qualidade será morto e enterrado pela ideologia global deste governo se houver passividade ou conformismo. E, por muitos erros e degradações da Escola Pública que se tenham cometido em vários governos, inclusive do PSD, nunca, desde o 25 de Abril, essa morte ou enterro estiveram em perspectiva – mas agora o perigo é evidente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: