A “troika” e a escola mercantil

As escolas públicas deverão receber financiamento com base na evolução de desempenho e na prestação de contas, segundo o memorando de entendimento entre o Governo e a ‘troika’.

(…)

A modalidade de financiamento por objectivos, com base em contratos programa, à semelhança do que já acontece com universidades e hospitais, fora recentemente defendida numa recomendação do Conselho Nacional de Educação.

Estas medidas servem, de um modo mais amplo, o objectivo de continuar a combater a baixa escolaridade e o abandono escolar precoce e a lutar pela melhoria da qualidade do ensino secundário, do ensino profissional e da formação.

Sob o pretexto da crise, o bloco central legitimará a escola mercantil. A “troika” imporá um desafio enorme: garantir a exigência e qualidade das aprendizagens fidelizando os clientes alunos e renunciando à tentação de usar processos perversos de elevação dos resultados escolares.

Anúncios

2 thoughts on “A “troika” e a escola mercantil

  1. Vladimiro José Alves Campos 04/05/2011 às 23:32 Reply

    Caríssimo:

    Na “minha” escola estamos a ser Obrigados a desenvolver um vasto leque de projectos, ou seja, ainda mais burocracia para os Professores, com a finalidade de conseguirmos milhões de Euros (POPH) para termos salários ao final do mês para todo o corpo docente! Pasme-se…Onde é que nós estamos?

  2. mariazeca 05/05/2011 às 23:42 Reply

    Miguel, hoje não me parece que seja o melhor dia para te dar cabo do juízo, je crois que le ciel tombe sûr ta tête – 🙂 – vindo de um pouco mais a norte, mas a vergonha a que isto, pelo que tem vindo das reuniões de reordenamento da rede escolar chega, somado com o que referes, mais com as medidas que sabemos que aí virão, se não houver discernimento de hoje a um mês..
    Pronto, ok, hoje só te digo que já que nós, coisa e tal, pois, até gostei de ver uns tipos de vermelho num relvado sem rega(a estas horas).
    Abraço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: