Quem é o analfabeto político?

O Analfabeto Político
Bertolt Brecht

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

No actual contexto económico e político, quem é o analfabeto político de Brecht?

No actual contexto económico e político, quem poderá negar que odeia a política?

Até os intelectuais opinadores que se revezam em órgãos de comunicação social, especialistas na arte da desvinculação, olham com desdém para a política que dizem ser pérfida de valores.

Será o povo iletrado? Em que sujeito mora o burro que permite que o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais, determinem que não há mais vida para além do défice?

Advertisements

4 thoughts on “Quem é o analfabeto político?

  1. IC 04/04/2011 às 03:54 Reply

    Creio que esse burro não mora na generalidade do povo menos letrado. Vergonha para os mais letrados…

  2. Marcos Teixeira 04/04/2011 às 08:59 Reply

    A citação de Brecht é muito oportuna e adequada.
    Todavia, a tradução brasileira é algo forçada.

    “The worst illiterate is the political illiterate, he doesn’t hear, doesn’t speak, nor participates in the political events. He doesn’t know the cost of life, the price of the bean, of the fish, of the flour, of the rent, of the shoes and of the medicine, all depends on political decisions. The political illiterate is so stupid that he is proud and swells his chest saying that he hates politics. The imbecile doesn’t know that, from his political ignorance is born the prostitute, the abandoned child, and the worst thieves of all, the bad politician, corrupted and flunky of the national and multinational companies.”

    «Não há pior analfabeto que o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, da renda de casa, dos sapatos e da assistência médica, tudo depende de decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha de o ser e, de peito feito, diz que detesta a política. Não sabe, o imbecil, que da sua ignorância política é que nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, desonesto, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo”

  3. Miguel Pinto 04/04/2011 às 11:40 Reply

    Obrigado pelo contributo, Marcos.

  4. natalia 06/04/2011 às 15:22 Reply

    ele contribuiu em que ??
    o texto ta o msm !!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: