Reduzir e empobrecer o Desporto Escolar

Desporto Escolar: Secretário de Estado defende redefinição
Menos modalidades nas escolas

As notícias que apontam para o fim do Desporto Escolar são “infundadas”, mas o secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Ventura, defende uma redução do número de modalidades do programa. O objectivo é “aumentar a sua eficiência e visibilidade”, de modo a não prejudicar “a totalidade do programa”.

O secretário de Estado Adjunto e da Educação acaba por fortalecer uma ideia que me parece insofismável: este governo conseguiu, como nenhum outro governo pós-25 de Abril, escamotear o primado do pedagógico sobre o administrativo e financeiro.

Porque o Desporto é plural de formas e modelos, valores e sentidos, reduzir o leque das modalidades desportivas no Desporto Escolar significa negligenciar o desenvolvimento de distintas aptidões desportivas dos alunos, empobrecendo a cultura desportiva da escola e do país.

Uma escola culturalmente rica não tem de ser necessariamente uma escola cara. Mas a educação e a cultura custam dinheiro e para a promoção da cultura desportiva e escolar é preciso gastar o mínimo necessário para cumprir essa ambição.

One thought on “Reduzir e empobrecer o Desporto Escolar

  1. Este secretário de Estado Adjunto e da Educação, mostra de que massa é feito e qual a ideologia que defende para o ensino e para o desporto em Portugal…
    … Nenhuma!!!
    Aliás como todo o Governo, que anda à deriva…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s