Em defesa do Desporto escolar

Os delegados ao 7º Congresso do Sindicatos dos Professores do Norte subscreveram o seguinte abaixo-assinado em “Defesa do Desporto Escolar”:

ABAIXO-ASSINADO

EM DEFESA DO DESPORTO ESCOLAR

O Desporto Escolar constitui um instrumento privilegiado na promoção da saúde, na inclusão e integração escolar, na promoção do desporto e cultura desportiva e no combate ao insucesso/abandono escolar. Pelo Desporto Escolar ocorre uma aprendizagem de valores que só se conseguem aprender com a competição saudável que lhe é inerente. Inserido na comunidade escolar, forma para os valores socialmente desejáveis, promovendo o trabalho de equipa, o empenho, a luta pelos objectivos, a alegria e o confronto com as reais capacidades, a procura da vitória (sem medo da derrota) numa perspectiva permanente de superação.

O trabalho desenvolvido com um grupo-equipa do Desporto Escolar é estrutural e conceptualmente idêntico ao que qualquer professor (em qualquer disciplina) realiza com uma turma, desde o número de alunos envolvidos num núcleo (idêntico ao de uma turma), passando por todos os processos pedagógicos e didácticos de preparação, planeamento, programação, realização e avaliação das actividades desenvolvidas. Acresce ainda que os momentos competitivos (“avaliativos”) acontecem aos sábados, exigindo uma enorme disponibilidade dos docentes para as deslocações aos fins-de-semana (com o inerente prejuízo do seu repouso e tempo para a família).

Uma vez que a única diferença significativa reside no facto do Desporto Escolar ser uma valência de extensão do currículo, isto é, de os alunos aderirem de forma voluntária, manifestando o seu desejo de se especializarem numa determinada modalidade, a sua atribuição só faz sentido na componente lectiva, mormente por se basear numa sólida articulação entre a dinâmica do Grupo de Educação Física e as propostas do Clube de Desporto Escolar.

Os professores e educadores abaixo-assinados, delegados ao 7º Congresso dos Professores do Norte, reunidos no dia 25 e 26 de Fevereiro de 2011 em Guimarães, exigem do Ministério da Educação a assumpção das responsabilidades para com o Desporto e, sobretudo, para com as crianças e jovens. A promoção e o desenvolvimento do Desporto Escolar decorre da garantia das condições de trabalho dos profissionais que o dinamizam, pelo que, só faz sentido na componente lectiva, mormente por se basear numa sólida articulação entre a dinâmica do Grupo de Educação Física e as propostas do Clube de Desporto Escolar.

Anúncios

2 thoughts on “Em defesa do Desporto escolar

  1. fjsantos 27/02/2011 às 23:49 Reply

    Viva Miguel,
    subscrevo integralmente o texto.
    No entanto temo que os mil horários que previsivelmente serão suprimidos pesem muito mais do que o amor ao desporto, à educação e à saúde das crianças e jovens que frequentam a escola pública.
    Abraço

  2. […] A partir do outrÒÓlhar, […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: