Petição O fim do Desporto Escolar nas escolas

 

Para:Assembleia da República, Ministra da Educação

 

O fim do Desporto Escolar nas escolas
Com o novo despacho sobre a organização do ano lectivo 2011/2012, uma das medidas mais penalizadoras, será o fim do Desporto Escolar nas escolas. As horas do DE, deixarão de fazer parte da componente lectiva e passarão para a componente não lectiva. Será o Director de cada Agrupamento a definir o número de horas a atribuir ao DE, que poderão ser 1, 2, 3 ou zero! Como as horas da componente não lectiva vão diminuir, as mesmas serão utilizadas preferencialmente, para o apoio aos alunos nas diversas disciplinas: Matemática, LP, Inglês… e as horas para o DE serão as sobras.Com estas medidas prevê-se que mais de 1000 horários de Educação Física irão desaparecer!
In Público: “Para António Palmeira, investigador da Universidade Lusófona, a supressão do Desporto Escolar teria consequências a longo prazo na saúde dos jovens. “Parece-me uma perspectiva muito economicista, de curto prazo. As pessoas que não fazem desporto nestas idades muito dificilmente o farão na idade adulta e 80 por cento dos que são obesos nesta altura serão obesos na idade adulta”, frisou.
Segundo as contas do especialista, duas sessões de Desporto Escolar por semana representam o consumo de mil calorias, o que corresponde a 30 mil calorias por ano. “Representam quatro quilos a mais no jovem se mantiver o mesmo regime alimentar num ano lectivo, só por não terem Desporto Escolar”, sintetiza António Palmeira. Sem o Desporto Escolar, diz, “será difícil os alunos terem acesso de forma organizada à prática desportiva”. “O Desporto Escolar é uma oportunidade de os nossos jovens praticarem desporto da sua preferência sem ser tão sério como um clube federativo e com encargos reduzidos para as famílias”, explica.”

Assinar a petição aqui

Anúncios

5 thoughts on “Petição O fim do Desporto Escolar nas escolas

  1. IC 13/01/2011 às 02:16 Reply

    Já assinei. Por todos os alunos que não têm outras oportunidades de praticarem desporto e ganharem gosto por isso. E também pela minha neta Inês (o irmão já não apanha a eliminação pois vai terminar o 12º), embora ambos pratiquem também actividades desportivas aqui no Sporting – desculpa lá, Miguel, mas as instalações do Benfica ficam muito mais longe eh eh eh

    • João Guerreiro 14/01/2011 às 14:51 Reply

      Eu também já assinei, mas mesmo a pouco fui consultar a petição e tinha desaparecido…. alguém sabe porquê?????

      • Miguel Pinto 14/01/2011 às 16:36 Reply

        De facto, é estranho, João. Fazia algum sentido se se verificasse uma inflexão do ME

    • Miguel Pinto 14/01/2011 às 16:39 Reply

      ok, ok, estás desculpada, IC 😉

  2. […] o autor da petição que divulguei mais em baixo poderá confirmar as razões pelas quais retirou a dita cuja. Terá informações privilegiadas que […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: