Professores pagos em função dos resultados – um paradoxo.

A iniciativa que o Ramiro evoca [uma sondagem nacional conduzida recentemente pela Phi Delta Kapa e pela Galup concluiu que a ideia (do pagamento aos professores em função dos resultados dos alunos) é apoiada por mais de 70% dos norte-americanos] surge associada a um termo que Apple considera ser pouco conhecido nos Estados Unidos apesar de existir bastante familiaridade com as suas tendências e efeitos. Refiro-me ao neoliberalismo, que Robert McChesney definiu do seguinte modo:

“As iniciativas neoliberais são caracterizadas como políticas de livre mercado que encorajam a empresa privada e a opção do consumidor, recompensa a responsabilidade individual e a iniciativa pessoal e procura destruir a mão morta do governo incompetente, burocrático e parasitário que nunca faria o bem mesmo se fosse bem intencionado, o que raramente é.”

Um dos efeitos mais nefastos destas iniciativas é a redução da democracia a um conceito económico como se não devesse ser, fundamentalmente, um conceito político. E a escola, como microcosmos democrático que é, acaba por ser contaminada por este conceito. A escola neoliberal adopta e reproduz as iniciativas neoliberais e premeia os seus professores pelos resultados dos alunos. Eis o paradoxo: numa lógica de responsabilização individual, como é possível responsabilizar alguém pelos resultados de outrem?

3 thoughts on “Professores pagos em função dos resultados – um paradoxo.

  1. Acrescento: Em função de quais resultados dos alunos? Resultados devido a maior empenhamento dos professores, ou resultados inflacionados com vista a não serem castigados no salário?

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s