As moscas gravitam sobre o excremento! Por que será?

Há certificados do 12º ano à venda na Internet, por 400 euros. A notícia é avançada esta quinta-feira pelo jornal «i». A mesma notícia explica que a Agência Nacional de Qualificação (ANQ), encontrou durante «um programa de visitas de acompanhamento a Centros Novas Oportunidades», em 2009, candidatos certificados com trabalhos «retirados integralmente da internet, e com base nos quais é feita a validação e certificação de competências». (in: IOL)

Acompanho o processo de certificação com algum distanciamento e sou um crítico descrente deste processo porque não acredito na decomposição de competências profissionais em competências escolares; Não acredito na validade das grelhas de análise, nos mosaicos de indicadores, onde se inferem as competências escolares. Desmintam-me se erro na análise: O processo de validação e certificação de competências é labiríntico e o instrumento de avaliação (o porta-folhas) parece ter uma vida própria, parece dispensar o sujeito que supostamente caracteriza e evidencia.

E é neste clima favorável à desvalorização do saber escolar que emerge o embuste.

Anúncios

One thought on “As moscas gravitam sobre o excremento! Por que será?

  1. ramiro marques 19/08/2010 às 18:34 Reply

    Concordo com a tua argumentação. O porta-folhas ganha vida própria e torna-se simultaneamente objecto e sujeito do processo de formação.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s