Movimentos redondos

É engraçado o movimento criado em redor dos movimentos para formalizar uma organização de professores, cujo ideário será o que calhar depois de reunidas as tropas. Perplexidades, avanços e recuos, convites mal amanhados, algumas espingardas contadas, enfim, não deixa de ser louvável o esforço e a persistência dos colegas mais inconformados com a representatividade, ou falta dela, dos professores.

Paradoxalmente, o eventual sucesso desta iniciativa determinaria o seu insucesso: criado e formalizado o movimento de professores descontentes abrir-se-ia, naquele instante, um espaço para outro movimento informal alternativo de insatisfeitos. Neste caso, ficar de fora da luta pela representatividade dos professores é a melhor forma de conservar o protagonismo e o ascendente sobre os eternos insaciados.

3 thoughts on “Movimentos redondos

  1. Miguel,
    este post é um tiro em cheio no porta-aviões [a alusão a uma embarcação de tão grande porte não tem por intenção ofender ninguém, apenas remete para o jogo da batalha naval 🙂 ]

    Gostar

  2. Fico à espera da reacção do dono do “albergue espanhol (…) lugar onde as culturas (e, digo eu, os ressabiados) se misturam como num caldeirão”.

    Gostar

  3. Não creio que as críticas deste “redondismo” tenham alguma substância. Os movimentos independentes não surgiram com a preocupação da representatividade e apenas representam quem se revê na sua prática. A sua origem prende-se com total falência de resultados do sindicalismo-que-temos e as preocupações ideolõgicas não fazem parte do seu horizonte. Pelo menos no caso da APEDE que integro, o nosso objectivo é a melhoria da eficácia do sistema. A nossa luta é fundamentalmente essa e gostaríamos que mais elementos se nos juntassem, não apenas para criticar (que tb é preciso) mas sobretudo para construir as alternativas. Por isso elaboramos a Proposta Global- para que todos saibam: é isto que nós realmente defendemos. A nossa luta é esta e não outra(s). E a vossa ? Qual é ela?

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s