Um casamento inadiável – nutrição/educação física

Metade dos alunos do ensino secundário em Lisboa já tem risco de doença cardíaca.
Cerca de metade dos alunos do ensino secundário de Lisboa tem pelo menos um factor de risco para desenvolver patologias cardiovasculares, de acordo com um estudo-piloto que será apresentado hoje no Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa.

Só os distraídos é que poderão dizer que desconhecem a propagação da epidemia.

Há mais de uma década que os estudos epidemiológicos alertam para o problema. A obesidade/excesso de peso na população infanto-juvenil e os problemas a ela associados merecem dos governos e da sociedade civil medidas efectivas para conter a epidemia.

O parlamento europeu já recomendou aos governos dos estados membros medidas concretas para combater o problema e só a demagogia tem permitido o adiamento do inevitável casamento entre a nutrição e a educação física. E a demagogia em torno desta questão é de tal ordem que até os “insuspeitos” conselheiros das escolas parecem ignorar o problema, como atesta a proposta de trabalho para a revisão curricular dos ensinos básico e secundário (a carga horária obrigatória para a Educação Física é olhada, perversamente, pela lente corporativa).

Ao contrário do que se possa pensar, não é pelo incremento de informação que se ataca o problema: é pelo incremento da acção! É preciso “mexer” na dieta alimentar e “mexer” na actividade física. E a escola tem a obrigação de dar esse exemplo às famílias!

Anúncios

2 thoughts on “Um casamento inadiável – nutrição/educação física

    • Miguel Pinto 07/07/2010 às 18:36 Reply

      Não é por falta de informação que o ME não age e generaliza o programa, MLisboa. A falta de coragem política tem custos e nós sabemos muito bem que irá pagar essa factura.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: