Uma aliança contra-hegemónica.

A Fenprof e a Confap fizeram uma declaração conjunta que denota o consenso a propósito do reordenamento da rede escolar.

Lendo atentamente os pontos de convergências entre estas duas organizações, é difícil não concordar com o enunciado: são dez pontos onde se reivindica o bom senso dos responsáveis políticos. Cortar na despesa sim, claro, mas sem mandar às malvas a coerência das políticas educativas, fazendo tábua rasa de algo que ao longo de muitos anos foi usado para legitimar a transferências de responsabilidade política para as autarquias e para as escolas: é assumir, definitivamente, o óbito de projectos educativos, Conselhos Municipais da Educação e Cartas Educativas Municipais. Finaram 3 dos instrumentos alegóricos de uma política educativa centralista.

Sob o ponto de vista da substância do que foi acordado entre a Fenprof e a Confap não há, digo eu, grandes objecções. Já o mesmo não se poderá dizer da interpretação política da aliança táctica entre duas organizações políticas que andaram de candeias às avessas na última legislatura.

Face ao posicionamento da Confap na última legislatura, só se aceitará este aliança se se pensar hereticamente. Só é possível aceitar esta aliança porque, isto é inequívoco, contém benefícios comuns e porque esta aliança não põe em risco a essência dos valores e crenças conciliáveis com a defesa da escola pública.

Anúncios

3 thoughts on “Uma aliança contra-hegemónica.

  1. fjsantos 27/06/2010 às 21:25 Reply

    Miguel,
    face aos pontos enunciados no “acordo”, não percebo como se possa questionar o seu valor.
    Afinal, se cada um daqueles pontos garante a defesa de valores que se consideram essenciais e estruturantes na acção pública, torna-se irrelevante valorizar divergências passadas. Não alimentando expectativas injustificadas quanto ao futuro.
    Afinal de contas, tanto em 8 de Março como em 8 de Novembro, desci a Avenida da Liberdade ao lado de muita gente com quem não tinha, nem tenho a menor afinidade profissional, política e ideológica. Por isso mesmo fomos mais de 100.000

  2. mariazeca 27/06/2010 às 23:53 Reply

    ‘Tás a pedi-las! Mesmo se o que afirmas é por demais óbvio, viras ortodoxo, sim! 😆
    Abraço e boa semana, já que não vais até Lx…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: