As partes mandam o todo às ortigas *.

Estou como o Ricardo: Também não gosto de guerra dentro das trincheiras. Não gosto, provavelmente, pela razão oposta. O Ricardo sente-se revoltado com os colegas que decidiram apontar o dedo àqueles que entregaram os OI’s candidatando-se às menções de “topo” e beneficiando agora da promoção para efeitos de concurso.

O argumento que o Ricardo utiliza é o argumento de direito e que pode ser reduzido à seguinte enunciação: “A lei consentiu? Então só não a aproveitou quem não quis!”

É evidente que nenhuma luta colectiva resistirá a este tipo de argumento porque, como é fácil de compreender, nenhum professor se atreverá a beliscar os seus interesses pessoais imediatos por algo maior, quiçá intangível, de médio e de longo prazo, sem um movimento colectivo de oposição.

Mas quem abdica da luta colectiva, se pretender ser congruente, não lhe interessará questionar a estratégia, nem a táctica sindical, porque não reconhece o sentido dessa luta. Isto é, deve mandar às ortigas quem negoceia em seu nome e exigir uma negociação individual do contrato de trabalho.

Face ao sentido das políticas deste governo, e até do próximo que está a governar na sua sombra, estes colegas, que decidiram tratar da sua vidinha num momento em se exigia uma grande unidade na acção reivindicativa, têm motivos de sobra para estar satisfeitos e esperançosos.

_____________

Adenda: * para não ferir susceptibilidades, este vocábulo foi escrito no "pós-acordo" ortográfico… hummm… e susceptibilidades também… ó diabo  😉

6 thoughts on “As partes mandam o todo às ortigas *.

  1. Paulo Guinote 24/06/2010 às 13:57 Reply

    “Ortigas” é de propósito?

    • Miguel Pinto 24/06/2010 às 14:35 Reply

      O priberam não vê grande mal na coisa. Creio que as urtigas irritam mais e eu não pretendi ser tão contundente, Paulo 8)

  2. Paulo Guinote 24/06/2010 às 17:09 Reply

    Então opta por “órtigas”.
    É mais giro…

    Quanto ao pribecoiso… talvez já esteja no pós-acordo (ortográfico).

  3. Maria Helena 24/06/2010 às 23:01 Reply

    O colega trocou a luta colectiva pelo interesse pessoal. é um facto. Não tem que ser apontado nem que se desculpar. Apenas terá que viver com os factos e as incongruências: sustenta posições claras de contestação a um modelo de avaliação, no entanto apresenta os OI e opta por se candidatar à avaliação de mérito com aulas assistidas.
    Na altura em que se fez greve, o Ricardo sublinhou de novo no seu blog a importância da luta colectiva. No entanto, mais uma vez, o Ricardo assumiu a posição oposta: foi trabalhar, não fez greve.
    Como disse, isto são factos com os quais terá que viver, quer queira quer não.
    Mas isso não impede que o Ricardo seja um colega esclarecido e que o seu espaço seja um ponto de referência para tantos e tantos.

    Maria Helena

  4. mariazeca 25/06/2010 às 19:18 Reply

    Eh pá, Miguel, pelos vistos temos de ter cuidado com os links, não abuses da ida aos blogues alheios, principalmente se forem do WP! Eu ainda me safo (?…) mas alguém te (vos) imputa algo enfim, pois… 😳

    Ainda estou à espera que me expliquem o que temos os 3 de comum… não vá ser ultrapassada pela minha imaginação, após uma estranha conversa, há dias, sobre cartões, fichas, etc.

    E estou baralhada, o FSantos, que eu saiba nem é do Porto. E tu, que me lembre. és do Benfica, bolas, esclareces-me? Obrigadinha e abraço. 😀

    • Miguel Pinto 25/06/2010 às 21:53 Reply

      Eu acho piada ao narcisismo umbiguismo, do Paulo: Espelho meu, espelho meu, quem é mais referenciado na blogosfera do que eu? O nosso Cristiano Ronaldo, pois claro… 8)
      Perguntas tu, mariazeca, o que temos os 4 (com o Paulo) em comum? Creio que nenhum de nós gosta de dar graxa ao cágado. 😉

Deixe uma Resposta

