Cantinho corporativo – Petição

Petição ELIMINAR OS BLOCOS DE 45 MINUTOS E SUBSTITUIR POR BLOCOS DE 90 MINUTOS NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FISICA NO 2º 3º CICLO E SECUNDÁRIO

Para: ASSEMBLEIA DA REPUBLICA; PRIMEIRO MINISTRO, MINISTRA DA EDUCAÇÃO

O assunto em questão é a educação, mais concretamente a Educação Física, área que lecciono. Por favor acabem com as aulas de 45 minutos. Vejamos; 10 minutos para se equiparem, mais 10 minutos para o banho, mais 10 minutos para o aquecimento prévio (activação geral), o que perfaz 30 minutos. Sobram 15 minutos de aula…não faz sentido!! Vamos deixar de assobiar para o ar e deixar andar! Andamos a prejudicar o ensino e vez de contribuir para ele.
Quando se constata que os jovens são cada vez mais sedentários, se verifica um acréscimo preocupante de doenças precoces, fruto dessa mesma vida sedentária e uma alimentação desequilibrada, o que é preciso é mais Educação Física com blocos de aulas credíveis e que produzam efectivo trabalho e rendimento. Blocos lectivos de 90 minutos + 90 minutos é o que proponho. Mente sã em corpo são é fundamental para o desenvolvimento sadio e equilibrado dos jovens. Embora não seja considerada pela maioria das pessoas, ela é de grande importância. A continuar desta forma, a saúde pública vai pagar um preço a médio prazo, se é que não está a pagar já, e os nossos jovens e o futuro deste país serão as principais vitimas da nossa negligência e irresponsabilidade. Não transfiram esta responsabilidade para instituições privadas, tais como clubes, associações, etc. É um dever do estado promover um crescimento saudável ao nível da Educação Física ou Psicomotricidade,aos jovens deste país.

Os signatários

É verdade que a educação da saúde fornece argumentos de sobra para reforçar o papel da Educação Física na escola, mas  não me ficaria por aqui (não gostei nada, mesmo nada, do dualismo corpo/mente…, enfim). Socorrer-me-ia de uma pluralidade de perspectivas para a legitimação escolar da Educação Física (Püse, 1995, citado por Bento,1999), tais como:

– Uma fundamentação antropológica que acentue a relevância do domínio motor e corporal para um conceito integral de educação na escola;

– O significado do desporto na vida social e individual, justificando plenamente a necessidade de preparar as crianças e jovens para intervirem neste sector;

– Acentuação das potencialidade específicas que o desporto encerra para corresponder às necessidades de formação, educação, desenvolvimento e configuração da identidade e auto-conceito dos adolescentes.

____________________

Assinar aqui: http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=SC1966

Anúncios

5 thoughts on “Cantinho corporativo – Petição

  1. fjsantos 13/06/2010 às 22:58 Reply

    Pois…
    os argumentos em favor da Educação Física Escolar são inúmeros. E quem é da arte não terá dificuldade em enunciá-los.
    Acontece que o tempo escolar não é ilimitado. Esse é até um dos maiores constrangimentos da organização escolar. E todas as outras disciplinas encontrarão, por certo, bons argumentos para aumentar a sua carga horária.
    Raios… porque é que a escola é a única instituição que tem que dar resposta a tudo, dando a todos a(s) os mesmo(s) menú(s)?

  2. Miguel Pinto 13/06/2010 às 23:02 Reply

    “porque é que a escola é a única instituição que tem que dar resposta a tudo, dando a todos a(s) os mesmo(s) menú(s)?”
    Isto dá pano para mangas, Francisco. Defendes, então, uma oferta “à la carte”?

    • fjsantos 13/06/2010 às 23:35 Reply

      Talvez pudesse ser uma via a explorar. Outra, eventualmente melhor, seria uma real integração da escola numa rede sócio-comunitária de apoio ao desenvolvimento do ser humano.
      Um pouco na lógica da sabedoria africana de que para educar uma criança é preciso uma aldeia inteira.
      É, como dizes, algo que daria pano para mangas

      • Miguel Pinto 13/06/2010 às 23:48 Reply

        Pois… e voltamos nós à eterna, mas sempre actual, discussão sobre a escola utópica e a escola possível. E pelo andar da carruagem, esta escola possível parece afastar-se cada vez mais da “escola cultural”, para ser apenas uma escola meramente utilitarista, preocupada em formar mão-de-obra descartável. Triste sina a nossa…

  3. IC 19/06/2010 às 01:14 Reply

    Assinei logo. Esqueci-me de te dizer.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: