DIRECTOR DA ESCOLA BÁSICA DE S. VICENTE DE PEREIRA JUSÃ/JI TENTA IMPEDIR ENTRADA NA ESCOLA A DIRIGENTES DO SPN…

… E CHAMA GNR PARA AS IDENTIFICAR

No passado dia 26 de Maio, o Director da Escola Básica S. Vicente de Pereira Jusã/JI mandou bloquear o acesso, à Escola e à sala de Professores, de duas dirigentes sindicais do Sindicato de Professores do Norte (SPN), que se identificaram como tal, tentando impedi-las de exercer as funções que decorrem do seu estatuto legal. É a própria CRP que determina, no ponto 6 do seu artigo 55.º, que “os representantes eleitos dos trabalhadores gozam do direito à informação e consulta, bem como à protecção legal adequada contra quaisquer formas de condicionamento, constrangimento ou limitação do exercício legítimo das suas funções”.

O SPN fez um pedido de uma sala para a realização de uma reunião de docentes da Escola Básica de S. Vicente de Pereira Jusã/JI, cumprindo todas as formalidades legais. O seu director comunicou telefonicamente à delegação de Santa Maria da Feira do SPN que a cedência de uma sala no edifício central da Escola, onde trabalham dezenas de docentes, estaria condicionada à alteração da hora da reunião.

Apesar de haver várias salas livres naquele dia, àquela hora, naquele estabelecimento, e de o Sindicato se ter disposto a realizar ali a reunião, em qualquer espaço (mesmo na sala de professores), o Director determinou que o local seria o Jardim de Infância (JI), situado a cerca de 2Km, onde trabalham unicamente duas educadoras.

Foi esta atitude de chantagem sobre o Sindicato e de intimidação dos próprios professores, que naquelas circunstâncias se sentiriam inibidos em participar na reunião, que levou as duas dirigentes do SPN a deslocarem-se àquela escola, no dia da reunião, com o objectivo de tentar alterar aquela situação.

Não desistindo nunca do exercício da actividade sindical para que estão mandatadas, as dirigentes fizeram valer os seus direitos, acabando por entrar no edifício e dirigir-se à sala de professores, apesar das várias barreiras que tiveram de transpor. Por várias vezes, fora e dentro do edifício, solicitaram, em vão, ser recebidas pelo Director para poderem, face a face, estabelecer um diálogo construtivo e civilizadamente resolverem o problema.

Por volta das 10:45, quando as dirigentes sindicais prestavam alguns esclarecimentos a docentes que estavam na sala de professores, sem serviço lectivo àquela hora, foram surpreendidas com o aparecimento de dois agentes da GNR, que tinham sido chamados pelo Director, por alegadamente terem entrado na escola sem o seu consentimento.

O Director tinha assim consumado a sua falta de respeito pelas regras de um Estado democrático, ao tratar como “criminosas” as representantes legítimas dos docentes, e como um grupo de malfeitores, a instituição sindical mais representativa dos professores do Norte, o SPN.

Quer o Director queira, quer não, o SPN não deixará de exercer as suas funções na Escola Básica de S. Vicente de Pereira Jusã/JI, como em qualquer outro estabelecimento de ensino, junto dos docentes, defendendo os seus direitos e pugnando por uma gestão democrática, que é incompatível com o actual modelo de concentração de poderes numa só pessoa e que, como o exposto demonstra à saciedade, se presta ao desenvolvimento de fenómenos de autoritarismo na escola pública.

Porto, 1 de Junho de 2010

A Direcção do SPN

Anúncios

5 thoughts on “DIRECTOR DA ESCOLA BÁSICA DE S. VICENTE DE PEREIRA JUSÃ/JI TENTA IMPEDIR ENTRADA NA ESCOLA A DIRIGENTES DO SPN…

  1. ramiro marques 03/06/2010 às 22:12 Reply

    Lamentável e revelador do socratismo.

  2. … « Topo da Carreira 03/06/2010 às 22:32 Reply

    […] DIRECTOR DA ESCOLA BÁSICA DE S. VICENTE DE PEREIRA JUSÃ/JI TENTA IMPEDIR ENTRADA NA ESCOLA A DIRIG… […]

  3. Donatien Alphonse François 04/06/2010 às 12:27 Reply

    Isto lembra-me outros tempos…

  4. Maria Goretti 06/06/2010 às 02:15 Reply

    Director deste calibre está no governo não tarda

  5. Anónima 10/06/2010 às 11:01 Reply

    Minha Alma Está Parva -.-

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: