Uma convocatória… polémica, que afinal não é!

O PauloG divulgou esta convocatória, polémica qb, e confesso que não acompanhei os comentários desconhecendo se o teor da convocatória foi ou não aí aclarado.

Tenho alguns amigos na ESAS e só hoje se proporcionou uma conversa online com um deles, que reproduzo integralmente, e que dispensará mais comentários.

________________

Eu: Viva… não me digas que tb andaste a transportar material de um lado para o outro? clip_image002

X: Olá amigo. O que para aí se tem falado não corresponde à verdade…

Eu: Ai não? Conta lá

X: Nós, professores, apenas (e bem na minha opinião) coordenámos a recolocação dos materiais

Eu: e quem transportou?

X: de acordo com o protocolo, e com o que aconteceu realmente, foi a Teixeira Duarte.

Eu: ok… assim está melhor.

X: O que anda para aí a circular é um aproveitamento descabido e até alguma má fé relativamente às convocatórias. Porque o que a Direcção estabeleceu foi que se os grupos cumprissem as tarefas de coordenação atribuídas…era indiferente quem aparecia na escola.

Eu: pois…

X: O que importa salientar é que a Direcção, em reunião geral, esclareceu que para salvaguardar a legalidade da coisa e tb a xico espertice de alguns…seria efectuada, como ocorreu, uma convocatória para os dias de interrupção das actividades lectivas mas que o que importava era salvaguardar o cumprimento das nossas obrigações no âmbito da concretização desta fase da mudança… o processo (quem faz) era irrelevante. No caso do meu grupo fizemos uma reunião onde solidariamente estabelecemos quem se disponibilizava para desempenhar as tarefas (porque estava por cá), quem saía 2 dias e quem tinha férias marcadas…. Fez-se tudo sem problemas e sem penalizar as organizações de descanso das respectivas famílias. É evidente que houve pessoas (como eu) que devido à sua natureza pessoal e profissional fez eventualmente mais do que lhe estava atribuído. Mas isto foi voluntário, não imposto.

Eu: Sabes que fico mais tranquilo por saber que as coisas ocorreram como dizes… e o que li na blogosfera não foi bem assim…

X: Nós os professores muitas vezes criticamos não sermos envolvidos nos processos decisórios… e quando nos envolvem, porque dá trabalho, porque exige trabalho…escudamo-nos em detalhes para sustentarmos a atitude que mais nos convém.

Eu: concordarás que não é um detalhe ser convocado para transportar materiais de uma escola para a outra. Percebo onde queres chegar e concordo que anda muita gente a reboque da contestação para legitimar uma pretensa falta de empenho. MAs convém separarmos as águas.

X: Nenhum professor foi convocado para transportar material. Abraço.

Eu: ok… Abraço.

One thought on “Uma convocatória… polémica, que afinal não é!

  1. fjsantos 12/04/2010 às 08:16 Reply

    Viva Miguel,
    ainda bem que é possível ler a outra versão dos acontecimentos.
    É, como escrevi a propósito de outra questão, a necessidade que muita gente tem de escrever, apenas porque sim…
    http://fjsantos.wordpress.com/2010/04/11/neste-pais-ha-muito-quem-fale-porque-sim/
    Abraço

Deixe uma Resposta

