Acho bem!

Que as coisas não estão bem no ensino básico (e secundário, por que não?), disso estamos todos certos. Há quem diga que o problema está no currículo, há quem pense que o problema é organizacional, outros dirão que o principal problema é de natureza cultural, outros nem dirão nada porque… não vale a pena. Enfim, a novidade é que não é possível qualquer consenso entre os professores sobre o que importa rever numa putativa revisão do 3º ciclo do ensino básico. Façam-se os inquéritos de opinião que se fizerem, haverá sempre uma pluralidade de opiniões, tantas quantas as perspectivas ou ideias de escola. Penso que o ME não estará interessado em ouvir os professores para decidir o que quer que seja sobre o sistema educativo, como nunca esteve, de facto. Se nas matérias em que está obrigado por lei a ouvir os representantes dos professores, o ME enreda, e simula, e avança, e recua,… não estou a imaginar uma espécie de referendo para tomar uma decisão, por muito vital que ela seja para o sistema educativo.

Ora, nem o ME vai ouvir a classe, nem a classe está interessada em opinar sobre este tipo de decisões políticas. Podemos sempre pensar que é possível influenciar a decisão política, pela via da comunicação social ou pela via do associativismo de classe, fazendo crer que a nossa opinião é A opinião dos professores. E também não será difícil de encontrar argumentos que legitimem os nossos pontos de vista porque, como disse atrás, há sempre uma ideia de escola pronta a dar guarita às nossas opiniões, sejam elas mais ou menos esotéricas.

Espremendo todo este blá, blá, noto no meu discurso uma espécie de determinismo relativista, qualquer coisa de pós moderno, que nada esclarece o assunto que me fez sentar para escrever alguma coisa de jeito.

Se a ideia é dizer que a minha opinião vale o que vale a minha opinião e nada mais do que isso, não seria um atrevimento pensar que essa opinião passou a valer mais só porque o caro leitor, ou uma dúzia, ou um milhar de leitores, pensa exactamente como eu? Hummm…

4 thoughts on “Acho bem!

  1. manuel cabeça 23/03/2010 às 09:47 Reply

    meu caro compadre, referencio apenas dois problemas;
    um de formação outro de organização;
    um e outro dariam pano para mangas numa eventual troca de ideias e de opiniões, mas são estes que nos moem e nos constrangem, desde os tempo de Eçam recordo Carlos da Maia;

    • Miguel Pinto 23/03/2010 às 16:36 Reply

      Ok, Manel: quando pensei no problema cultural estava a pensar também no problema da formação 🙂 Um e outro, ou melhor, um ou outro daria pano para mangas 😉

  2. IC 23/03/2010 às 13:53 Reply

    Miguel, dizes, e bem, que o ME não está interessado em ouvir os professores (MLR nem estava interessada sequer em ouvir pareceres das personalidades mais reconhecidas no campo da Educação). O mais triste é que não foi sempre assim na história da Educação pós 25 de Abril. Tenho dificuldades de memória e situação nos tempos, mas lembro-me (além do grande debate público sobre a 1ª LBSE) de ampla apresentação e discussão directa com os professores numa Reestruturação Curricular há muitos anos, incluindo uma enorme assembleia pública com os promotores dessa reestruturação (nem me lembro que governo era). Nessa altura havia apreço e respeito pelos professores (e, nessa altura também, estes estavam à altura disso pois tinham recebido boa formação e eram apaixonados pelo ensino – paixou que tem vindo a ser assassinada).

    • Miguel Pinto 23/03/2010 às 16:40 Reply

      Creio que esse debate ocorreu no governo do professor que agora é Presidente da República. E o ministro que terá desencadeado esse processo foi João de Deus Pinheiro numa coisa que se designou de CRSE (comissão de reforma do sistema educativo, em 86)… 🙂

Deixe uma Resposta

