Paulo Rangel e a verborreia neoconservadora

A entrevista de Paulo Rangel ao jornal I (18/2/2010) (via Ramiro) revela uma faceta populista, só para não chamar facilitista, cândido, incipiente, ou outros atributos menos dignos ao pré-candidato a primeiro-ministro.

Ainda não percebi a razão pela qual um político se sente tentado a pronunciar-se sobre tudo, achando que deve saber tudo de qualquer coisa. Torso o sobrolho quando um político abusa do achismo. Um político pré-candidato a primeiro-ministro devia achar o menos possível. Estou convencido de que não fosse o facto de Paulo Rangel andar muito ansioso e hiperactivo com a ideia da liderança do seu partido, seria mais comedido e cauteloso. Só assim se justifica a ideia de escola que emerge da sua entrevista neoconservadora mesclada de fogachos neoliberais. O retorno (saudosista) a um padrão de qualidade melhor – o regresso ao saber escrever, ler e contar – back to basics a que o PPrudêncio fez aqui referência – e à tímida solução mercantilizada – os mercados educacionais serão governados pelo esforço e pelo mérito, portanto aqueles que se opõem a eles opõem-se, por definição, ao esforço e ao mérito – são balelas que não auguram nada de bom para a educação.

Será assim tão difícil, será politicamente incorrecto, será uma blasfémia reconhecer-se que não se domina um assunto, que ainda não foi definida uma política para o sector, que é prematuro dissertar sobre uma área tão complexa como é a área educativa?

Era bom que Paulo Rangel percebesse que terá mais credibilidade a perder do que a ganhar se enveredar pela verborreia fácil.

Será que o exemplo político de José Sócrates não lhe diz nada?!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: