O educador do desporto como um referencial ético

O desporto profissional apesar de ter de cumprir obrigações decorrentes da sua natureza laboral e empresarial não devia, não podia, deitar fora o seu legado de princípios e ideais, não podia, não devia, ceder às investidas da tentação económica porque ele não é só espectáculo, nem mercadoria comercializável vendível a qualquer preço.

No desporto profissional, e no futebol em particular, o ócio e o negócio andam misturados de tal forma que urge reanimar o mercado da Ética. Os apitos dourados, avermelhados, esverdeados,…, por via da acção mediática do futebol, confirma a tese de que tudo o que de pequeno se faz no desporto, encontra um paralelo em maior ou menor escala na sociedade.

A existência de corrupção, no futebol ou na sociedade, é um imposto que os cidadãos pagam e que impedem o seu desenvolvimento e bem-estar. Ninguém de boa-fé alimenta o mercado paralelo que adultera a verdade desportiva através do suborno e da trapaça.

A minha filiação clubista é conhecida. Sou um benfiquista entusiasta que exalta com as vitórias e se entristece com as derrotas. Mas nunca consentirei que a paixão clubista me cegue o olhar ao ponto de perder o discernimento e de condenar quem ousa fazer perigar os princípios e os ideais clássicos do desporto.

Seria ingénuo se acreditasse que os abutres que pousam no futebol regenerassem por osmose, isto é, como se a imersão no caldo do futebol fosse uma panaceia para todos os males de carácter. É evidente que não é assim.

E fico preocupado sempre que encontro um educador, que se considere como tal, que não consiga separar o trigo do joio e se deixe alienar pela clubite. E fico preocupado porque a escola deixará de contar com um referencial ético que inculque os altos valores do desporto às nossas crianças e jovens. É uma lástima!

Anúncios

One thought on “O educador do desporto como um referencial ético

  1. IC 04/02/2010 às 01:16 Reply

    Não sou da Área e não gosto do futebol, mas gostei muito deste teu post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: