ECD: (Re)acção de luta – Equívoco 2

Concordo com o fjsantos: “a centralidade do debate tem que ser feita em torno da dicotomia avaliação/classificação e dos objectivos que presidem a cada uma destas ideias.” É pela via da clarificação destes conceitos que podemos preparar o toque de finados do ECD. Compreendo a necessidade de retocar este modelo de avaliação do desempenho docente procurando minimizar os danos, ora redefinindo o conteúdo funcional, ora ganhando umas migalhas no horário semanal de trabalho. Numa lógica de negociação de curto prazo está certo. É bem pensado. Mas… e depois?

Talvez esteja a ser inconveniente mas não consigo desligar esta rotina de reflexão e crítica da acção propriamente dita. Se a ideia é fornecer o suporte teórico para ser usado em devido tempo pelos sindicatos, então há que saber qual a abertura e receptividade dos nossos representantes legais. Atendendo à qualidade de massa cinzenta que forma o corpo docente seria um desperdício que ficássemos por aqui. É preciso acção política e não estou a vislumbrar [eu sei que ainda estamos em período de banhos] nenhuma organização, excepto a sindical, capaz de liderar a luta política.

Seria um equívoco pensar que meia dúzia de snipers opinadores consagrados, mais ou menos independentes e bem posicionados junto da comunicação social, resolverão o problema que foi criado com este ECD.

5 thoughts on “ECD: (Re)acção de luta – Equívoco 2

  1. Excelente post, Miguel.
    Os sindicatos não gostam dos bloguers e daquilo que designam “movimentos de professores. Porquê?
    Deveriam sentir um imenso orgulho por terem nas seus colegas professores, quiçá, a verdadeira elite intelectual do actual Portugal. E fazer o uso no combate político de uma produção verdadeiramente extraordinária e brilhante (e generosa) de artigos técnicos, artigos políticos na forma de posts e comentários dos seus colegas de profissão.
    Incompetência, estratégia deliberada, …!?
    Os professores aguardam uma resposta das organizações sindicais actuais. No curto espaço de tempo. O tempo urge…

    Gostar

  2. Caro Miguel,
    Obrigado pelo teu comentário. Aproveito também para te felicitar pelo novo visual e para te dizer que já estás ligado no meu blogue.
    Continuação de boas férias e um regresso em força.

    Gostar

  3. Interessante post. Vamos continuar o debate que urge sobre os malefícios do ECD. O visual do blog está bom. Parabéns. Pela minha parte, irei continuar a fazer essa crítica artigo por artigo do ECD.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s