A culpa do “mau privado” é do Estado…

Encontro um paralelismo nos incidentes que envolveram a claque do FCPorto no Estádio da Luz e o caos que se vivia na Universidade Independente, de há um ano para cá: Em ambos os casos, o ónus da culpa é transferido para o Estado fiscalizador. No caso das claques, omitem-se responsabilidades pelos actos de vandalismo aos transgressores e procuram-se responsabilidades nos agentes policiais e nos organizadores do evento [e não se trata aqui de negar negligência ou incompetência das forças policiais e dos organizadores]; no caso da UnI, cujas denúncias de professores (desde 2006) relatavam casos de notas de exame alteradas para favorecer alunos, de afastamento compulsivo de doutorados para entregar a actividade lectiva a quem não tinha qualificações, de realizações de exames com perguntas de nível equivalente ao 9º ano de escolaridade, a responsabilidade pela perversão recai na inércia das instituições do Estado com competência para a fiscalização.
E assim, na eterna luta ideológica que reclama uma sociedade com mais ou menos Estado, o Estado acaba sempre por sair perdedor. Ou porque falha no papel fiscalizador, ou porque não é capaz de assegurar serviços com qualidade aos cidadãos, ou porque assegurando serviços com qualidade ficam caros aos contribuintes, ou por acção, ou por demissão, enfim, é evidente que a culpa de todos os males deste país é do Estado. É que sacudindo a culpa para o Estado [que alguém um dia designou de monstro] ilibamos a responsabilidade individual nos actos comunitários.

Que estranha forma de alienação considerar que o Estado tem pouco que ver com aquele monstro que vemos reflectido quando nos olhamos ao espelho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s