Nenhum gato se esconde com o rabo de fora…

gato

Imagem daqui

O blogue APEDE divulga uma aplicação que está a ser utilizada em algumas escolas. “Com o GATo, uma aplicação electrónica da família Moodle, de cada vez que quiserem requisitar um simples projector de diapositivos ou vídeo-projector terão de começar por respeitar um mínimo de 48 horas de antecedência para efectuarem a  requisição electrónica (não sabemos se esse prazo difere ou não, de escola para escola, mas é esse o prazo na escola de onde nos chega este relato directo).”

Ora, coloca-se a pertinente questão de saber se esta aplicação pretende ser mais do que um instrumento de gestão de recursos materiais e passar a ser, também, um instrumento de avaliação dos recursos humanos docentes. Como observa a APEDE, o GATo fica “Mesmo, mesmo, a jeito para potenciais classificadores de professores recolherem dados e evidências, relativas à utilização das TIC em contexto de sala de aula. Ocorre-nos questionar:  Será que aqui há… GATo escondido com rabo de fora…?”

Como é evidente, nenhum GATo se esconde com o rabo de fora. Bastaria olhar para o rabo do GATo para que, num ápice, chovessem requisições de material para uso diminuto. O que seria caso para dizer que para uma perversão, perversão e meia.

É que o problema não deveria ser o de saber quem utiliza mais este ou aquele material. A questão é a de saber como o utiliza, se através do seu uso as aprendizagens são mais facilitadas, etc., etc. Tenho para mim que só é possível avaliar a qualidade da docência se o avaliador fizer parte do ecossistema; acompanhar o dia-a-dia e não se transformar num elemento estranho aos alunos e aos colegas. É evidente que o avaliador fazendo parte do processo estará nele implicado e terá constrangimentos, designadamente, a questão da parcialidade. Enfim, não há bela sem um senão… mas já seria tema para uma outra conversa.

About these ads

5 pensamentos em “Nenhum gato se esconde com o rabo de fora…

  1. manel 23/01/2010 às 13:45 Reply

    Então primeiro argumento que a avaliação é faz de conta por não existirem evidências e, quando se tenta o registo de evidências é o que se vê? Olá! O rabo do gato não será o medo da avaliação?

  2. Ricardo Silva 23/01/2010 às 17:23 Reply

    O problema não é esse caro Manel, o problema é aquele que o Miguel muito bem formula e que a APEDE obviamente reconhece: isto pode potenciar o simples show off, o picar o ponto, o garantir o visto na check list, o requisitar apenas por sim… para que se veja que foi requisitado. É o regresso à tal velha história: “o meu portfolio que é mais bonito que o teu… mesmo que metade das coisas sejam só para inglês ver”… se é que me faço entender.

  3. Ricardo Silva 23/01/2010 às 17:41 Reply

    Oh Miguel, o post está perfeito, com excepção da expressão “presumivelmente”. Já era altura de confiares naquilo que escrevemos no blogue da APEDE :) Não é nada presumivelmente é mesmo factual e verídico.

    Talvez até te espantes mas já há QUATROCENTAS E VINTE ESCOLAS a MIAR :)

    Ora repara:

    http://gato.ccems.pt/escolasgato.asp

    • Miguel Pinto 23/01/2010 às 17:51 Reply

      É caso para dizer que “GATo escaldado…”, Ricardo. :lol: Agora mais a sério: de facto, não havia necessidade de presumir. Vou retirar a expressão do texto :)

  4. IC 24/01/2010 às 15:37 Reply

    É que o problema não deveria ser o de saber quem utiliza mais este ou aquele material. A questão é a de saber como o utiliza, se através do seu uso as aprendizagens são mais facilitadas

    Actualmente, isso é uma das coisas que deveriam estar escritas à porta de todas as salas de aula e à cabeça de todos os blogues docentes…

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 215 outros seguidores

%d bloggers like this: